sexta-feira, 29 de julho de 2011

Photoshop: como colorir fotos preto e branco


Para começar, escolha uma imagem simples, se é a primeira vez que você fará algo assim. É possível colorir praticamente qualquer fotografia no Photoshop, porém comece devagar. Um retrato simples, sem muitos detalhes e com um contraste balanceado é o ideal.

Primeiro passo - Ajustes primários

O primeiro passo é arrumar os níveis (“Levels”), se isso for necessário. Abra essa configuração pressionando “Ctrl+L” no teclado. Procure deixar a foto com um contraste bem balanceado, sem estourar demais os brancos, pois isso dificulta a coloração.
Com os níveis arrumados, o próximo passo é extremamente importante e não deve ser deixado para trás, ou todo o resto não irá dar certo! Vá em Images > Modes e troque o modo de cores para CMYK. Nada é alterado na hora, porém isso permitirá as mudanças necessárias.



Segundo passo - Seleção individual

Para a coloração, é preciso fazer seleções separadas para o cabelo, pele, fundo, olhos, boca, roupas e acessórios. Não importa muito a ordem na qual você fará cada um, mas uma boa dica é começar com a pele, que é a camada maior e mais complicada de colorir. Use a ferramenta de seleção que você preferir, não é preciso ser muito preciso, pois isso é apenas uma base. Para este tutorial, foi usado o laço magnético (“Magnetic Lasso”).

Selecione toda a pele visível e exclua da seleção os olhos, boca e acessórios. Para fazer isso você pode usar as ferramentas de seleção contínua e de exclusão que o laço possui. Mude o modo usando os botões indicados na imagem acima, para pegar apenas as partes da imagem que são necessárias. O resultado é algo parecido com o que é visto abaixo:

Terceiro passo - Máscara de ajustes finos

Agora é a hora de arrumar o que não ficou certinho no passo anterior. Pressione a tecla “Q” no teclado para abrir a máscara rápida (“Quick Mask”), uma ferramenta muito útil na edição personalizada de áreas selecionadas. Quando você entra nesse modo, toda a área fora da seleção feita na pele deve ficar vermelha, como a imagem a seguir:


Porém, como você pode ter percebido, esse contorno está com as bordas “duras” demais. Isso resulta em um resultado artificial, e para corrigir esse problema você deve aplicar uma máscara de blur. Vá em Filters > Blur > Gaussian Blur (Em português, o nome desse filtro é “desfoque gaussiano”, na aba “desfoque”). Normalmente o valor 5 para esse efeito é suficiente para suavizar todo o contorno.


Agora vem a parte mágica da máscara rápida. Abra o pincel no painel lateral de ferramentas e use-o para tirar ou adicionar o que quiser à seleção em vermelho. Funciona assim: o pincel preto adiciona o que você quiser e o pincel branco remove. Controle o tamanho e a opacidade desse recurso para as diferentes áreas da fotografia.
Por exemplo, próximo ao cabelo, use uma opacidade baixa e avance um pouco sobre o couro cabeludo. Isso fará com que, ao pintar o cabelo, nenhuma parte fique sem cor e a passagem seja mais natural. Não precisa avançar muito, apenas o suficiente para cobrir toda a pele.
Outro segredo é aplicar a máscara com baixíssima opacidade nas partes “furadas”, como rendas e beirada do cabelo. Escolha um pincel de tamanho médio e mude a opacidade para algo entre 10 e 20% e passe nas partes desejadas. Como você quer tirar o vermelho da seleção, use o pincel na cor branca. Isso fará com que, nas áreas furadas das roupas, ainda seja possível ver o tom de pele da pessoa.




Após terminar, saia do modo “Quick Mask” pressionando a tecla Q novamente no teclado. Ao fazer isso, toda a seleção feita aparece na imagem, mais ajustada ao contorno correto do que antes. Esse passo é um dos mais importantes, então não se importe de perder bastante tempo fazendo com que a área fique perfeita para continuar com o processo.

Quarto passo - Máscara de cor

Agora é a hora de aplicar a primeira máscara de cor na fotografia. Sem tirar a seleção feita, vá em Layer > New Adjustment Layer > Curves (Em português, abra o menu “Camadas” e adicione uma nova camada de ajuste de curvas.) Nomeie essa camada como “Pele” para que você não se perca na quantidade de layers resultantes no final do processo.


Agora é a hora que a mudança de RGB para CMKY vai fazer toda a diferença. No ajuste de curvas, você precisa mudar os canais de ciano, amarelo, magenta e preto separadamente para misturar as cores e conseguir bons resultados. Se você não é familiarizado com a configuração de curvas, não se preocupe. Para esse tutorial, basta puxar um ponto no meio do gráfico, para cima ou para baixo. As curvas da pele para a foto usada ficarão dessa forma:

 

É importante pensar nas cores que precisam ficar e nas que precisam ser diminuídas. Por exemplo, para a pele, você precisa aumentar a quantidade de tons rosas e amarelos e diminuir o azul. O preto serve como um ajuste de contraste e é útil para deixar a pele mais brilhante. Só tome cuidado para que as cores não fiquem muito artificiais. O resultado da pele ficou assim:

Quinto passo - Repita o processo

O quinto passo é, na verdade, a repetição dos passos 2 até o 4, para cada uma das camadas da fotografia. Faça uma seleção para a boca, uma para os olhos, uma para o fundo (procure escolher uma imagem com fundo neutro, para que seja possível aplicar apenas uma cor em todo ele), uma seleção conjunta para o cabelo e as sobrancelhas, uma seleção para as jóias (se elas forem diferentes, faça um contorno para cada uma) e por fim, uma para a roupa.
Essa quantidade de vezes que o processo precisa ser inteiramente refeito é o que torna todo o trabalho demorado, já que selecionar uma área pode ser muitas vezes complicado e desafiador. Não desanime e nem “relaxe” nos últimos, para que o trabalho fique bom por inteiro. É bom começar a praticar esse tipo de tutorial com fotografias simples que contenham poucos detalhes e um fundo neutro, antes de tentar colorir imagens mais complexas.


Para o colar foi usado um tom levemente amarelado, apenas para destacá-lo e tirar os tons de cinza característicos da imagem preto e branco. A roupa, que era preta, mesmo assim foi colorida, também para que a peça ganhasse mais vida.
O cabelo é, sem dúvidas, a parte mais desafiadora de todas. Escolha um tom que não pareça artificial demais, como castanho claro. Cabelos muito escuros ou muito claros ficam bons apenas quando a fotografia já sugere isso, portanto tenha bom senso ao pintar os fios do seu modelo. Nas partes mais externas, para não correr o risco de ficar com um contorno forçado, use um pincel com menor opacidade.

Sexto passo - retoques finais

A foto está quase pronta, mas faltam alguns detalhes. Seria possível deixá-la assim, mas dá para fazer alguns retoques que deixarão o resultado final ainda melhor.
Crie um layer normal e vazio (Layer > New > Layer) e coloque-o abaixo de todas as máscaras de curvas, acima apenas do layer principal. Agora pegue um pincel com um tom avermelhado e a opacidade reduzida e pincele um pouco de maquiagem no rosto do seu modelo. Mesmo se for um homem, esse passo é importante para destacar a cor natural da pessoa, já que a máscara de colorização utiliza apenas um tom em toda a pele.


A diferença é sutil, mas muito importante para que o resultado final fique mais convincente. Pronto, agora a sua imagem está finalizada e completamente colorida! Pratique essa técnica várias vezes para aperfeiçoar ainda mais o seu conhecimento.
Se você não gostou do resultado logo de cara, não se preocupe. Saia um pouco do computador, esqueça a imagem durante alguns minutos e depois volte para ela. A sua visão ao longo do processo se acostuma com as cores e é normal que você não goste do resultado logo de cara. Peça para que outras pessoas opinem também, é uma ótima maneira de saber se a sua foto colorida ficou realmente boa.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário